2 anos de Opera Coworking!

2 anos de Opera Coworking!

Os coworkings, ou escritórios compartilhados, são ambientes colaborativos onde as empresas dividem o espaço e os custos. Projetados para comportar muitas pessoas, os coworkings são ótimos tanto para empresas de pequeno porte quanto trabalhadores autônomos (freelancers). As despesas com um escritório particular podem ser muito alta, assim o espaço compartilhado se mostrar uma solução orçamentária muito eficaz, com as vantagens de ter contas como água, luz, internet e limpeza compartilhadas com outros coworkers.

A ideia veio para terras brasileiras em 2008 e desde então esses escritórios compartilhados estão crescendo. De acordo com o Censo Coworking Brasil 2016, o Brasil possui 378 coworkings ativos, sendo que o Paraná é o 4º Estado com mais espaços – cerca de 34, sendo 20 só em Curitiba. A capital apresentou um aumento de 70% na fundação desses negócios em relação a 2015 e a tendência é aumentar mais.

De onde viemos

O Opera Coworking, localizado na região do Juvevê, surgiu da ideia da fundadora Raquel Dombroski que viu o potencial do empreendimento no edifício Opera Matteo. O proprietário do prédio, João Humberto Chemin, até então não conhecia o conceito, mas percebeu que a solução para o espaço vago no 3º andar havia sido encontrada.

“Não havia planejado o coworking, a ideia surgiu com a Raquel. Ela me explicou o conceito e eu achei perfeito. Eu gosto de pessoas, da relação humana, e percebi que era isso que faltava no prédio: um espaço mais humanista. Foi a ideia certa na hora certa”, comentou Chemin.

O Opera Matteo é um dos maiores prédios comerciais do Juvevê e possui diversas salas comerciais para locação. Durante o planejamento, Chemin já havia idealizado o anfiteatro, a sala de reunião e o Opera Café, complementos ideais para o Opera Coworking, que completou 2 anos esse mês.

“O Opera Coworking é agora o coração do prédio. A função do edifício é deixar o mundo melhor, abrindo portas para pessoas com boas energias. Com a ideia desse espaço diferenciado, esse conceito se consolidou e pretendemos nos manter nessa jornada de conectar as pessoas”, complementou.

Os coworking são excelentes para os empreendedores realizarem networking. Escritórios fechados não permitem a possibilidade de contato com outras empresas porque você se relaciona com membros da sua própria companhia, e as experiências de home office afunilam ainda mais o contato com outras pessoas. Já no coworking, o próprio espaço permite o diálogo das pessoas, promovendo uma possível troca de experiências e vivências.

Nossa visão

No Opera Coworking, essa troca de experiência se intensifica com as ações concretizadas pelas colaboradoras Simone Bueno Graça e Mariana Spolador que recebem os novos coworkers com um bolo de boas-vindas e a “Noite da Pizza”. Mariana conta como é importante esses momentos para o crescimento de conexão das pessoas:

“A ideia do bolo é quebrar o gelo inicial da chegada do novo coworker. Às vezes é difícil você se relacionar com alguém novo, e por vezes nem sabemos o trabalho que o nosso colega de mesa exerce. É por isso que o bolo é um modo de relacionamento: o novo coworker se apresenta e fala a sua função e todos os colegas vão conhecê-lo. Nesse momento muitos negócios acontecem, porque temos um público bem variado. É uma conexão muito legal e já virou um ritual aqui, sempre quando entra alguém novo tem bolo às 16h”.

Já a “Noite da Pizza” pensada por Simone é um evento mensal na qual os coworkers se divertem, trocam ideias e comem muita pizza. “A Noite da Pizza é feita todo mês para comemorarmos a chegada de novas pessoas e as conquistas que os coworkers e o Opera atingiram. É um networking muito bacana e importante, porque sempre vem mais gente por indicação e, inclusive, o pessoal do prédio todo participa”, comentou.

Para onde vamos

O Opera Coworking conta com uma cozinha equipada, mesas no ambiente externo para convívio e a sala de descanso – com puffs e tabuleiro de xadrez para a descontração. Segundo Mariana, são esses detalhes que intensificam o senso de comunidade no coworking.

“Somos uma família, então a intenção é deixar o ambiente o mais agradável possível, para que todos se sintam em casa mesmo. Não temos restrição de vestimenta e os coworkers têm total liberdade de usar a cozinha para guardar seus lanchinhos e suas canecas, trazendo um pedacinho de casa. Valorizamos muito essa liberdade, porque a cozinha sempre é um lugar onde as pessoas se comunicam, e nós temos muita confiança nos coworkers, porque eles abraçaram a causa de viver em comunidade”, finalizou.

Sobre o futuro do coworking, Chemin afirma que pretende manter sempre vivo esse senso de amor ao próximo e comunidade e que quer cada vez mais aumentar essa família.

O Opera Coworking fica localizado na Rua João Gualberto, 1881, no Juvevê em Curitiba. Venha conhecer o Opera Cowoking, um ambiente perfeito para a sua empresa crescer!
Entre em contato pelo telefone (41) 3203-6499. 

Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

VENHA CONHECER O ESPAÇO

Ligue e Agende uma Visita
 (41)3203-6499
GET FREE AUDIT