Inteligência emocional, o que é e como alcançar?

Inteligência emocional, o que é e como alcançar

Inteligência emocional, o que é e como alcançar?

Durante a nossa vida conhecemos muitas pessoas que são muito inteligentes, porém, que não conseguem atingir um desenvolvimento profissional satisfatório. Isso se deve, pois, apenas um bom QI não é suficiente para estabelecer conexões humanas, que são essenciais para uma carreira. Trabalhar também requer a habilidade de lidar com pessoas, prioridades e sentimentos. Para isso, é preciso desenvolver uma inteligência emocional (IE), que é a capacidade de identificar, usar, entender e lidar com as emoções de maneira positiva para aliviar o estresse, ser empático com os outros, se comunicar de forma eficaz, resolver conflitos e superar desafios.

A inteligência emocional impacta muitos aspectos diferentes do nosso dia a dia, como a forma que nos comportamos e como interagimos com os outros. Se você desenvolve uma alta IE, é capaz de reconhecer o seu próprio estado emocional e o dos outros, e começa a se envolver com as pessoas de uma forma cativante. Você pode usar essa compreensão das emoções para desenvolver relacionamentos mais saudáveis, obter maior sucesso no trabalho e levar uma vida gratificante. A inteligência emocional é baseada em quatro atributos principais:

Autoconhecimento

É necessário saber identificar e aceitar suas próprias emoções e como elas afetam seus pensamentos, ações  e comportamento. Conheça seus pontos fortes e fracos. Assim, você terá maior compreensão dos seus limites e irá lidar melhor com o fluxo de trabalho, delegando ou pedindo ajuda quando necessário.

Autocontrole

Com maior consciência sobre si, você é capaz de controlar melhor os sentimentos e comportamentos impulsivos. Controlar suas emoções de maneira saudável ajuda na tomada de iniciativas, e a adaptar-se às novas circunstâncias de trabalho e da vida pessoal.

Desenvolva a empatia

Criar empatia é fundamental para uma vida equilibrada, esse é o famoso “se colocar no lugar do outro”, que ouvimos falar desde pequenos. Assim você consegue entender as emoções, preocupações e necessidades das outras pessoas. Também facilita o sentir-se confortável socialmente, e reconhecer as dinâmicas de poder em um grupo ou organização. Na vida pessoal ajuda a diminuir os conflitos, pois você estará mais aberto a entender os motivos das ações das outras pessoas.

Saiba se relacionar com os outros

Conhecendo melhor você mesmo e entendendo as circunstâncias dos outros, você consegue lidar melhor com os relacionamentos sociais. Você consegue desenvolver e manter boas relações, pois sabe se comunicar com clareza e inspirar os outros. Também aprende a trabalhar bem em equipe e administrar os conflitos que vão existir. Gestão de relacionamento é respeitar o próximo, o que ele pensa e como se sente, sabendo como conversar e expressar o que você deseja sem ofender.

Desenvolver a inteligência emocional é fundamental para uma vida mais leve, com objetivos bem definidos. Aprender a lidar com o estresse é uma habilidade que vem junto com a IE, pois você sabe o que é prioritário para sua vida.

Venha conhecer o Opera Cowoking, um ambiente perfeito para a sua empresa crescer! Nossos pacotes são flexíveis e oferecem desde um plano simples com endereço fiscal até planos completos com acesso 24 horas. Possuímos um anfiteatro para a realização de eventos e uma sala de reunião, um ambiente confortável para a você discutir o seu negócio. Entre em contato pelo telefone (41) 3203-6499. 

Siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

 

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

VENHA CONHECER O ESPAÇO

Ligue e Agende uma Visita
 (41)3203-6499
GET FREE AUDIT