Networking: o que é e por que é importante?

Networking-o-que-é-e-por-que-é-importante

Networking: o que é e por que é importante?

Um termo muito comum usado entre os empresários é o networking. Nesse artigo, mostraremos o que significa networking e por que ele é tão importante no empreendedorismo.

O que é networking?

O termo em inglês indica criar uma rede de contatos, uma conexão profissional. É iniciar uma relação com um possível parceiro de negócios dando informações sobre a sua área de atuação, trocando experiências e observando benefícios para ambas as partes. Networking é abrir a porta para um possível relacionamento.

Para Rafael Liporace, co-fundador da Biruta Ideias Mirabolantes todo empreendedor deve procurar contatos.

“A busca do contato certo é fundamental para qualquer um. E quando você não tem isso de berço, essa relação institucional, cabe a você buscá-la. Lá na Biruta, nunca tivemos vergonha em relação a isso. Sempre fomos os caras que tiveram a cara de pau de correr atrás. Claro que tem que saber não ser ‘o chato’ mas, ao mesmo tempo, não ser envergonhado”.

Esses contatos são obtidos em cursos, workshops, palestras, eventos, festas, enfim, todos os lugares propícios para se estabelecer um contato com outro empresário.

Por que é importante?

É sempre bom expandir sua rede de contatos. Não se restrinja à pessoas que você já tem um relacionamento. O bacana do networking é você abrir espaço para novas possibilidades. Isso expande a visibilidade da sua marca. Além disso, pode nascer bons frutos vindos do networking. Quando há um interesse em comum entre as duas partes, unidas elas conseguem atingir muitos benefícios. Bruno Kauffman, da BR Capital, explica como é importante esses momentos:

“No dia a dia, quando as pessoas estão no horário de trabalho, em geral, elas não conseguem abrir portas, ligar, agendar uma reunião etc. Esses momentos de networking são as oportunidades que você tem para estabelecer sua rede e, posteriormente, conseguir uma abertura com uma pessoa que você não ia conseguir falar no horário comercial ou sem conhecê-la de antemão”.

Lembre-se que networking vai além de fazer um contato inicial. É importante sempre cultivar o relacionamento, em momentos bons e ruins. Networking é mais qualidade do que quantidade, por isso nunca se esqueça dos seus contatos e sempre nutra essa relação. Isso pode ser decisivo.

Não tenha medo de se relacionar e explicar sobre o que é o seu negócio. Sobre isso, Cassio Spina, fundador da Anjos do Brasil, pontifica:

“O empreendedor não deve ter receio de compartilhar o que conhece, pois sempre tem algo que outra pessoa vai querer saber. Em troca ele terá apoio e ajuda, novos contatos, sugestões e até críticas construtivas para o seu negócio, independentemente do estágio em que estiver”

Expanda sua rede de contatos e consiga novas possibilidades de negócios. Networking é de essencial importância para te trazer visibilidade e novos parceiros. Um ótima possibilidade para criar esses contatos também nos coworkings. Pensados para comportar diversas empresas, os coworkings promovem momentos de interação para realizar networkings.

Aqui no Opera Cowoking promovemos o networking! Entre em contato pelo fone (41) 3016-4249. 

Siga nossas redes sociais, Facebook e Instagram.

 

 

 

 

 

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

VENHA CONHECER O ESPAÇO

Ligue e Agende uma Visita
 (41)3203-6499
GET FREE AUDIT