Produtividade, organização do tempo e a técnica Pomodoro

Produtividade, organização do tempo e a técnica Pomodoro

produtividade-e-a-tecnica-pomodoro-opera-coworking-curitiba-drmkt

Quantas vezes você já parou para fazer uma atividade e, quando se deu conta, você passou um bom tempo olhando as redes sociais e sites de notícias e o trabalho ainda nem foi iniciado?

Aquele trabalho que tinha um ótimo prazo para ser entregue e poderia ser feito com calma, acaba sendo feito nos últimos dias do prazo final, na maior correria, te obrigando a privar algumas horas de sono para dar conta de entregar o projeto na data combinada.

A procrastinação é o pior inimigo da produtividade, e é muito fácil ficar deixando as coisas para depois. As redes sociais podem te segurar por horas ali. Sem que você se dê conta, você já está com 10 abas abertas de informações que não complementam em nada na sua produtividade. Pior ainda é quando o dia passa e você se dá conta de que esteve ocupado, mas não produziu nada.

Com base nesses problemas de organização do tempo e não produtividade é que foi desenvolvido uma técnica chamada de Pomodoro. A ideia foi criada em 1980, mas começou a ser usada mais frequentemente nos últimos anos.
A técnica é bastante simples, mas muito eficaz, pois consiste em utilizar um cronômetro que divida seu trabalho em períodos de 25 minutos com pausas de 5 minutos. Nesses 25 minutos você deve focar sua mente unicamente ao trabalho, evitando dar aquela olhadinha no celular e nas redes sociais, para não desviar a atenção e concentração das suas atividades, e produzir muito mais. É importante fazer a pausa de 5 minutos, pois isso dá um descanso para sua mente, aumentando assim sua agilidade mental, e fazendo com que você volte aos outros 25 minutos de trabalho com a mente renovada. A cada 4 pomodoros, o ideal é fazer uma pausa de 25 a 30 minutos.

O nome dessa técnica, Pomodoro, foi dado pelo seu inventor, o italiano Francesco Cirillo, pois ele usava um cronômetro desses usados em cozinha, em formato tomate (pomodoro é tomate, em italiano.).

Utilize essa técnica e perceba como você conseguirá entregar suas atividades em tempo e tranquilidade, e manter seus dias com mais organização e muito mais produtividade.

Por: Déborah Alves – Balloon Social Media

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

VENHA CONHECER O ESPAÇO

Ligue e Agende uma Visita
 (41)3203-6499
GET FREE AUDIT