logo

Coworking com Estrutura funcional, estúdio de vídeo e assessoria para seu negócio.

O grande diferencial do Opera é de ser mais que um coworking, mas um espaço para que sua empresa cresça e atraia mais clientes.
[email protected]
(41) 3016-4249

Você sabe onde surgiu o primeiro conceito de escritório compartilhado?

Você sabe onde surgiu o primeiro conceito de escritório compartilhado?

O escritório compartilhado se mostra uma opção muito interessante para muitos empreendedores. Além do custo mais baixo em relação a um escritório próprio, o que atrai muito os empresários é o networking. Grandes relações podem nascer em um escritório compartilhado, mais conhecido como coworking. Mas, você sabe como essa ideia surgiu?

Como já explanamos em outros posts, o coworking funciona como um ambiente colaborativo, onde várias empresas se juntam e dividem um espaço. É uma ótima opção para empresas que ainda estão crescendo e não tem a possibilidade de arcar com altos custos de um escritório próprio. Além disso, também é uma ótima opção para freelancers que não conseguem fazer homeoffice.

A necessidade desse formato foi observada em 2005 pelo americano Brad Neuberg que queria unir ”a liberdade e a independência de trabalhar para mim, juntamente com a estrutura e a comunidade de trabalhar com os outros”. Ele estava insatisfeito trabalhando em uma startup justamente por sentir falta da união entre essas duas coisas. Pensando nisso, ele teve a ideia da criação do coworking.

O primeiro espaço de coworking foi o San Francisco Coworking Space, no Spiral Muse. Brad tinha amigos que estavam naquele espaço que era um coletivo feminista no Mission District, em São Francisco. Ele estava conversando com Elana Auerbach, que estava envolvida no Spiral Muse, e lhe disse precisava de espaço a preços acessíveis para começar a sua ideia do coworking. Elana disse que ele poderia ter o espaço Spiral Muse dois dias por semana por US$ 300 por mês. Neuberg acreditava que a ideia iria ser um sucesso logo de início, mas não foi bem assim:

Eu realmente pensei que eu iria post no Craigslist (rede de comunidades online centralizadas que disponibiliza anúncios gratuitos aos usuários) e já teria uma inundação de pessoas no espaço. Na verdade, ninguém veio para o primeiro mês. Eu montava as mesas dobráveis nas segundas-feiras e terças-feiras no espaço esperando pacientemente pelas pessoas, mas ninguém veio. Eu percebi então que tinha que fazer mais divulgação e eu comecei a distribuir panfletos, cartões, ir às cafeterias e conversar com as pessoas sobre a ideia. Lentamente, mais pessoas entraram no espaço. O primeiro colega de trabalho oficial foi Ray Baxter, um atleta, startup developer e pai que veio para o espaço e foi o primeiro colega de trabalho oficial.”

A ideia de escritórios compartilhados começou a ganhar popularidade. No Brasil, a ideia foi implementada em 2008 e é uma opção para muitos brasileiros. Segundo o Censo Coworking Brasil 2016, há 378 espaços ativos no país, 52% a mais que o ano de 2015. Veja mais informações no infográfico!

como surgiu os escritórios compartilhados

Podemos ver que o coworking tem muitas vantagens para os empreendedores e que você pode encontrar um pertinho de você!

Venha conhecer o Opera CowokingEntre em contato pelo fone (41) 3016-4249. 

Siga nossas redes sociais, Facebook e Instagram

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

VENHA CONHECER O ESPAÇO

Ligue e Agende uma Visita
 (41)3203-6499
GET FREE AUDIT