A evolução das profissões

A-evolução-das-profissões-opera-coworking-curitiba-balloon-gestão-de-conteudo

A evolução das profissões

 

Você já tentou explicar para o seu avô de 70 anos sobre seu trabalho?

Eu me peguei, recentemente, tentando explicar para um senhor de mais de 80 anos sobre minha profissão: produtora de conteúdo e mídias sociais. E mais: que eu faço home office ou trabalho em espaços coworking. Por mais simples e óbvio que isso seja para nós, que temos menos de 4o anos, não é tão simples assim de explicar determinadas coisas para uma pessoa que viveu uma geração completamente diferente da atual, principalmente no quesito emprego.telefonistas-2

Com a evolução da tecnologia, muitos empregos hoje já não existem mais. Podemos citar o de telefonista, que por volta da década de 50 empregava milhares de mulheres e, atualmente, é uma profissão fora da nossa realidade. Com a evolução da telefonia, várias empresas mandaram embora essas telefonistas, já que esse tipo de atividade foi completamente extinta. Consequentemente, outras coisas evoluíram nessa mesma época, fazendo surgir profissões que até então não existiam.

 

Hoje já existem robôs substituindo a ação humana em várias empresas, desde a máquina contadora de notas de dinheiro no banco, facilitando a vida do bancário, até robôs que realizam microcirurgias em humanos.

É só parar para pensar nos momentos da sua infância até os dias de hoje: há quanto tempo você tem um celular com wi-fi? Há quanto tempo você tem um celular? Há quantos anos você trocou sua TV tubo por uma de LCD? Pra maioria dessas perguntas, a resposta é 05 anos, talvez um pouco mais ou pouco menos; mas observe, quanta evolução em tão pouco tempo.

A realidade é que o avanço da ciência e da tecnologia vêm acontecendo todos os dias, com a criação de um app novo, uma máquina nova, uma profissão nova. Mas nunca se ouvir tanto falar em medo da tecnologia, pois, para alguns, seu avanço descontrolado pode gerar uma grande onda de desemprego. Convenhamos que a onda de desemprego já assolou diversos países, e não foi por conta da tecnologia.

A cada profissão que se extingue, 100 novas profissões são criadas. Já ouvir falar em “Se o seu emprego dos sonhos não existe, crie!”? Então, é bem por aí mesmo. A cada ano que passa o mundo (corporativo e o planeta Terra) tem solicitado por pessoas que realizem atividades que até então não tinha ninguém que o fizesse, mas a necessidade faz nascer sempre uma nova profissão.

A própria profissão de Social Media é um exemplo. Essa profissão foi criada devido a demanda e necessidade de pessoas que atuassem em determinadas atividades voltadas a mídias sociais. Uma simples busca no Google, e você já consegue ficar por dentro de quais serão as profissões do futuro, e uma simples observação do dia a dia já faz ter uma percepção de quais profissões deixarão de existir muito em breve.

E a sua profissão, ela vai deixar de existir num futuro muito próximo ou você se enquadra como um profissional do futuro?

Já parou pra pensar que, os jovens de 2063 estarão explicando para nós suas profissões com a mesma dificuldade que temos hoje de explicar aos nossos avós sobre nossas profissões?

Por Déborah Alves – Balloon Social Media

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.