Autodidata: Como se tornar um expert aprendendo sozinho

Autodidata: Como se tornar um expert aprendendo sozinho

autodidata-como-se-tornar-um-expert-aprendendo-sozinho-opera-coworking

Quantos de nós não somos autodidatas e nem nos damos conta disso?

Autodidatismo
substantivo masculino
1. ato de estudar e adquirir instrução por si mesmo, dispensando a orientação de professores.
2. qualidade de autodidata.

Estudar uma nova língua, ter conhecimentos mais aprofundados na sua área, conhecer melhor sobre uma determinada área… Isso é possível e alcançável estudando sozinho, sendo autodidata. Nem sempre precisamos de escolas e instituições para alcançar nossos objetivos. Um diploma não faz de você um expert, o que faz de você ter a expertise em determinados assuntos é seu tempo e dedicação estudando sobre o tema.

Com a internet possibilitando ter o mundo ao alcance de nossas mãos, uma simples busca no Google nos faz ter acesso à dezenas de artigos, matérias, vídeos e cursos online nos temas que queremos conhecer ou nos aprofundar. Uma simples ida à biblioteca também nos faz ter acesso à uma imensidão de informações sobre os mais diversos temas, desde física quântica até crochê.

Conheci diversas pessoas que nunca tiveram um professor de inglês e sequer saíram do Brasil, e tem fluência em inglês apenas sendo autodidata. O que faz deles serem diferentes de você? A determinação e o foco. Autodidatas não são gênios ou seres de outro planeta, são pessoas como eu e você.

Mas como me tornar autodidata e tornar o autoaprendizado realmente mais efetivo? 

Crie rotinas no seu dia a dia e tenha um meta. “Minha meta é, em 06 meses, ter conhecimento intermediário em francês.” Ok! Se organize para, todos os dias, estudar X horas por dia. E no quesito línguas, não se prenda apenas aos livros, também leia livros na língua estrangeira, acesse sites de notícias de outro país, assista filmes sem dublagem e com a legenda na língua estrangeira, e assim, aos poucos, você vai aprendendo e se aperfeiçoando.

Há várias plataformas online que oferecem cursos grátis ou por um preço bem baixo. Pesquise pelos livros que são referências no tema, e sempre busque por palestras e workshops nas áreas do seu interesse. Talvez na sua cidade mesmo ocorra uma palestra justamente sobre o tema do seu interesse, então por que não participar?

Uma dica imensamente importante aqui é ser disciplinado e ter foco nos seus objetivos, para remar com determinação rumo ao seus sonhos e ao sucesso!

Por Déborah Alves – Balloon Social Media

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.