Economia do compartilhamento e espaços coworking

Economia do compartilhamento e espaços coworking

economia-do-compartilhamento-e-espaços-coworking

Você sabe o que é economia do compartilhamento e o que o coworking tem a ver com isso?

Vem-se falando cada vez mais sobre economia do compartilhamento, a busca por um mundo mais sustentável e sobre formas de consumo mais conscientes. Mas o que de fato é a economia do compartilhamento e como o coworking se encaixa nisso?

A ideia central é que compartilhar, alugar e emprestar sejam atos comuns do cotidiano, e que gere não apenas uma economia consciente, mas também uma economia que faz crescer, já que inclui troca de experiências, networking e até uma maior humanização de serviços comerciais, onde o foco passa a ser realmente no cliente e em suas experiências de consumo.

Exemplos de economia do compartilhamento tem aos montes, mas podemos começar citando uma das grandes iniciativas curitibanas: Fleety. O Fleety é um serviço de carros compartilhados, onde você pode colocar o seu carro a disposição para ser locado por outras pessoas, ou você pode locar o veículo de alguém. A base da ideia é compartilhar seu carro, que fica parado nos finais de semana, por exemplo, para que você possa ganhar uma graninha extra. Ou, ao invés de comprar um carro que será usado só nos fins de semana, optar por esse esquema de compartilhamento, que no final das contas sai mais em conta que pagar táxi, comprar um carro ou locar de uma locadora de veículos.
Outros exemplos de economia do compartilhamento são o AirBnB (locação de casas inteiras ou apenas quartos, diretamente com o proprietário) e o Tem Açúcar? (aplicativo de compartilhamento, empréstimo ou doação de utensílios entre vizinhos.).

E como o coworking entra nisso? Simples, o coworking é uma das maiores redes de economia de compartilhamento, já que ele te permite compartilhar o mesmo escritório com outras pessoas da mesma ou de outras áreas, ampliando o compartilhamento também de conhecimento, experiências, ideias, inovações e projetos, fazendo com que você cresça pessoal e profissionalmente.

Por: Déborah Alves – Balloon Social Media

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.