Planejamento e Estratégia de Conteúdo

Planejamento e Estratégia de Conteúdo

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Você sabe definir o que é estratégia e o que é planejamento de conteúdo?

Acredito ser interessante ter sempre em mente o que é uma coisa e outra, para assim ter alinhado suas metas e se manter sempre organizada no que diz respeito à manutenção das suas mídias sociais.

O planejamento refere-se à frequência das postagens nas suas mídias sociais, enquanto a estratégia refere-se ao conteúdo que será feito e publicado (temas, tipos de conteúdo, estudo do seu público, forma de abordagem…).

Você pode planejar realizar postagens todos os dias, ou duas vezes por semana, ou três vezes por mês… Esse planejamento varia conforme o ramo e a necessidade da sua empresa. É importante manter um calendário de conteúdo ou uma agenda com a programação dos dias que você vai realizar uma postagem, para se manter sempre organizada.

Uma coisa é bom saber: postar qualquer coisa nas suas mídias não é uma opção muito adequada. Por isso é importante, após fazer seu planejamento, fazer a estratégia dos tipos de conteúdo que você pretende postar e quais assuntos devem ser abordados.

Sempre que realizar essa estratégia, é importante se colocar no lugar do seu público e pensar: Qual é o meu negócio? Qual é o meu público? Que linguagem utilizar com esse público? O que eles gostariam de ver na minha página? Que tipo de mensagem quero passar para meu público? Qual o diferencial da minha empresa?

Muitas empresas pecam ao postar nas suas mídias sociais apenas propaganda do seu negócio, acreditando que não há conteúdo relevante na sua área que interesse ao seu público.

Quando a Balloon atende clientes que nos falam que não há conteúdo interessante para postar sobre sua empresa, pois é um nicho muito específico, e que é muito difícil criar postagens para que ele crie engajamento com o público, costumo citar essa empresa aqui: Cemitério Jardim da Ressurreição. Isso mesmo, você não leu errado.

A Página do Facebook do Cemitério Jardim da Ressurreição é uma das páginas que melhor exemplificam como é sim muito possível gerar conteúdo que engaje pessoas. Mesmo se tratando de um tema tão triste e fúnebre como morte e cemitério, eles conseguem criar postagens engraçadas e conseguir com que o público responda com curtidas, comentários e compartilhamentos. Pode parecer absurdo, mas a Página tem mais de 20 mil curtidas.

Eu indico que você separe pelo menos uns 5 minutinhos do seu dia para dar uma olhada nessa Página. Depois que você fizer isso, aposto que você não vai mais achar que na sua empresa não é possível fazer conteúdos relevantes ou criativos para as suas mídias sociais. Espero que você conclua e aceite que é possível SIM criar bons conteúdos para sua Página, e que a propaganda nós podemos deixar para que seus clientes o façam.

As formas de conteúdo da sua Página não precisam ser necessariamente em forma de textos, ou posts com imagens e textos. Você pode criar e postar infográficos, vídeos, gifs, ebooks, podcasts… Todas essas ideias devem ser consideradas, e é importante analisar quais formas de conteúdo seriam mais interessantes para seu negócio.

Por isso, planeje a frequência e faça a estratégia de conteúdo, que são pontos importantes para manter uma Página ativa e interessante. Não tenha medo de entrar nas Páginas de concorrentes ou de grandes marcas na sua área para ter inspirações para suas postagens, não há nada de errado nisso, muito pelo contrário. É interessante analisar o que grandes marcas e concorrentes estão fazendo para que você possa criar algo diferente ou até mesmo algo inspirado no que eles fazem, assim você pode testar se seu público vai aceitar e ter maior engajamento ou não.

A verdade é que você precisa “meter as caras” e fazer sua Página ser movimentada, com conteúdo bacana, imagens boas e informações relevantes.

Por: Déborah Alves – Balloon Social Media (artigo extraído do site Clube da Empreendedora)

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