Você não precisa ser expert para começar seu negócio

Você não precisa ser expert para começar seu negócio

voce-nao-precisa-ser-expert-para-comecar-seu-negocio-opera-coworking-curitiba-balloon-social-media

Parece estranho esse título, não é? Mas você já parou para pensar que os maiores CEO’s e grandes empreendedores um dia estavam aprendendo a fazer o que hoje dominam com maestria? 

Você, empreendedor, possivelmente pode perceber uma enorme diferença no que seu negócio é hoje e no que ele era quando deu início à ele, não é mesmo?

Isso porque, com o passar do tempo, e com o crescimento e amadurecimento do seu negócio, você também cresceu e amadureceu como empreendedor, e foi dando novas formas e novo foco ao seu trabalho. Analisou o que deu certo, o que deu errado, excluiu algumas atividades e incluiu outras. Leu livros, fez cursos, foi a palestras e workshops, conversou com alguns amigos, ampliou seu networking, criou parcerias…

Se você saiu de uma empresa para trabalhar de forma autônoma exatamente com a mesma coisa, deve ter percebido que as coisas não funcionam de forma igual. Como autônomo e empreendedor, você tem que saber lidar com exatamente tudo ao mesmo tempo: captação de clientes, definição do preço dos seus serviços/produtos, envio de orçamento, produção, entrega, contato com fornecedores, parcerias… E para essa e tantas atividades que você deve realizar, não há curso que te ensine melhor a não ser a própria prática. Um curso pode até te ensinar como melhor captar clientes, como desenvolver um texto de venda atraente, como criar melhores parcerias… Mas a prática e a mão na massa são mães, e ensinam muito além da teoria.

Começar qualquer atividade com alta expertise é impossível. É como ler sobre como aprender a dirigir um caminhão, você pode ler vários livros sobre isso, assistir vídeos, fazer cursos sobre o tema; você vai saber tudo sobre as marchas, pedais, RPM, funções de cada botão do painel, mas você só vai aprender mesmo a dirigir um caminhão quando você sentar dentro da cabine de um caminhão e partir pra ação: tentar dirigi-lo.

O mesmo serve para tentar tocar um instrumento, tentar fazer malabarismo, ou qualquer tipo de atividade. A teoria pode até te dar uma direção, mas só a prática e a vivência vai te ensinar de verdade. Você pode ter estudado a vida toda sobre a área em que você vai atuar, mas normalmente a prática te ensina coisas que nem a melhor faculdade é capaz de te ensinar.

Só o tempo de trabalho vai te trazer a expertise necessária para que seu negócio venda e evolua cada vez mais. Por isso, esqueça quando falam para você apenas investir num negócio quando for expert naquilo. Só o tempo, o empenho, estudo e dedicação vão transformar você em um expert, e, quem sabe, ser referência no que você faz.

 

Por Déborah Alves – Balloon Social Media

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.